top of page

Desmistificando a Psiquiatria


Diferentes são os motivos que levam pessoas a não manter hábitos de vida saudáveis. Muitas vezes a pressão no trabalho ou no ambiente familiar elevam os níveis de estresse em nosso corpo, ocasionando diferentes tipos de transtornos (alimentares ou de sono, por exemplo). E, quando não tratadas com atenção, o quadro clínico de uma pessoa pode passar a problemas sérios como: ansiedade, tristeza intensa e, até mesmo, depressão.

Essa sobrecarga afeta negativamente a vida de uma pessoa e precisa receber o máximo de atenção possível, a fim de evitar o agravamento do estado de saúde mental. Para isso existe a psiquiatria.


O que é psiquiatria?


Psiquiatria nada mais é que uma especialidade médica voltada ao tratamento da saúde mental, desde casos mais amenos, até transtornos psicóticos mais graves. Assim, o profissional que cuida da saúde mental é o psiquiatra, responsável pela: prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação de um paciente.

Esse médico possui profundo conhecimento em questões que envolvem os mecanismos psíquicos, como funções orgânicas cerebrais, aspectos neuroquímicos das psicopatologias, diagnósticos de sintomas e síndromes psiquiátricas, assim como a prescrição de medicamentos. Mas sua atuação vai muito além disso.

O psiquiatra é um profissional chave na prevenção e promoção da saúde mental.

Durante muito tempo, a psiquiatria foi vista como um tipo de tratamento para transtornos mais severos. No entanto, esse é um engano muito comum e é importante ressaltar que o psiquiatra é um profissional experiente que pode ajudá-lo a levar um estilo de vida mais equilibrado e saudável.

Logo, assim que uma pessoa apresentar sintomas de algum transtorno mental (como ansiedade, por exemplo), é fundamental que ela procure um tratamento psiquiátrico. Esse cuidado com nossa saúde mental ajuda a evitar possíveis adoecimentos ou, em alguns casos, que se torne uma doença crônica. Além disso, quando a condição de um paciente é identificada nos primeiro estágios, mais fácil e tranquilo será o tratamento.


Cuidados importantes


Vale lembrar que, mesmo com o tratamento psiquiátrico, manter uma saúde mental depende de outras questões, como: alimentação saudável, atividades físicas regulares e avaliações médicas rotineiras.

Dessa forma, o medicamento prescrito pelo psiquiatra será apenas a base estável que permitirá que você reconstrua sua saúde mental. Além disso, nunca é demais lembrar que é importante evitar: cigarros e bebidas alcoólicas.


Junto com o tratamento psiquiátrico, é indicado realizar um acompanhamento psicológico. Lembre-se apenas de evitar tomar medicamentos antes de passar por uma consulta médica!

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page