top of page

Psicopedagogia e o desenvolvimento da criança


Todo projeto pedagógico tem por definição auxiliar o desenvolvimento cognitivo das crianças. Para isso, são aplicadas atividades como jogos, leituras dinâmicas, criação de artesanatos e pinturas, entre muitas outras, com objetivo de reduzir o déficit de aprendizagem. Entretanto, cada psicopedagogo tem seu método e abordagem de ensino, e isso varia, também, de acordo com o perfil da criança — se ela possui algum distúrbio biológico, por exemplo, a metodologia será outra.

Esse momento de desenvolvimento em crianças e adolescentes é crucial para sua formação, e é preciso ser acompanhado de perto e por um profissional competentes. Assim, é papel dos psicopedagogos e psicólogos auxiliá-los nessa etapa da vida.

Esses profissionais são capacitados para solucionar problemas de desenvolvimento, como introspecção ou insegurança. Com a aplicação de técnicas corretas e uma série de atividades adequadas, é possível atingir uma melhora nesse quadro.

Psicopedagogos também ajudam a identificar condições mais sérias, como transtornos de déficit de atenção (TDAH). Dessa forma, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico sobre tal condição, maiores as chances de tratá-la para que não seja um empecilho no desenvolvimento das crianças.


Socialização e desenvolvimento da criança


Outro grande problema que pode ser solucionado por meio de atividades psicopedagógicas é a falta, ou dificuldade, de socialização. Essa etapa é fundamental durante o desenvolvimento cognitivo de crianças e adolescentes.

Contudo, é previsível que hajam situações de conflitos ao longo do caminho. Como, por exemplo, o bullying no ambiente escolar. Uma vez que as crianças ainda estão em fase de aprendizado, o papel do psicopedagogo é fundamental para identificar possíveis situações de opressão para, então, solucioná-las com o método adequado. Tanto para quem foi vítima do ataque, quanto para o agressor, para que ambos possam ter um desenvolvimento igualitário e saudável.

Entre as atividades propostas pela psicopedagogia, é comum que os objetivos sejam a descoberta de novos traços de personalidade. Ou, em alguns casos, de forma a estimular novos interesses. Isso é fundamental durante essa fase de desenvolvimento, pois é possível identificar interesses particulares em um campo do conhecimento (como a matemática, por exemplo), para, a partir daí, trabalhar todo seu potencial.


Formação da identidade


A psicopedagogia também auxilia uma das questões mais complexas para crianças e adolescentes: a formação da sua identidade. Muitas vezes por conta de pressões externas ou falta de orientação, há uma grande dificuldade na hora da construção da identidade.

Esse problema afeta diretamente o desenvolvimento cognitivo em diversas áreas (como interesses pessoais e escolha de uma carreira). Para isso, a psicopedagogia desenvolve atividade programadas e orientadas para fazer com que crianças e adolescentes sejam capazes de solucionar desafios, trilhando, assim, um caminho simples até a descoberta de suas identidades.



Quer saber mais sobre psicopedagogia e os benefícios que ela pode trazer ao seu filho? Então fique de olho em nossos canais nas redes sociais!

32 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page